terça-feira, agosto 08, 2006

O futebol é uma caixinha de surpresas?

Qual a maior instituição do Brasil? A família? A Igreja? O presidencialismo? As Forças Armadas?

Não.

Todos nós sabemos que é o futebol. Por isso resolvi falar mal dele também. :)
A proposta é retirar do futebol o seu ponto mais forte que é a emoção da surpresa. Para contar essa história resgatei um personagem bem antigo e que fez fama nas décadas de 50 e 60 para a revista “O cruzeiro”: O Amigo da Onça (http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/) . A idéia era usar um árbitro que tivesse a cara do futebol dessa época, isso porque sempre temos a mania de achar que os tempos de gerações passadas eram os mais “certinhos” e essa era a idéia que tento passar com o personagem. No entanto, o Amigo da Onça era um verdadeiro sacana, “um personagem sem caráter, baixinho, com bigode cafajeste e cabelo engomado” ¹, o “amigo” estragava qualquer festa. Pode se dizer que o juiz aí é também um estraga prazeres, mas de uma forma mais sutil.

Além da homenagem ao talentoso cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão (http://www.paralelos.org/out03/000475.html, http://www.gibiblog.blogger.com.br/2004_10_01_archive.html) há duas outras referências presentes. Uma delas é que o estilo de contar histórias que utilizei nesse quadrinho é de certa forma semelhante ao do quadrinista português José Carlos Fernandes que tenho procurado descobrir e, apesar de conhecê-lo pouco, admirado bastante. Sites para saber mais desse autor são:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Carlos_Fernandes

http://www.devir.com.br/hqs/arame.php

e a entrevista legal no:

http://www.omelete.com.br/quadrinhos/artigos/base_para_artigos.asp?artigo=3001

A segunda referência é o último quadrinho. A composição da cena foi tirada de uma ilustração do livro de inglês INTERCHANGE da Cambridge University Press vol.1 (livro de inglês que usei no colégio). Guardo na memória até hoje a composição da cena de tão bem representada que está. Logicamente não é igual, mas a idade e o gênero dos personagens é o mesmo. Mudei o sexo da criança mais nova apenas.

Dando crédito ao desenhista da composição: é o renomado Sam Viviano, excelente! Vale a pena conferir, veja o currículo do cara:

http://en.wikipedia.org/wiki/Sam_Viviano

É isso, como sempre, escrevi demais ².

1. http://preto.tipos.com.br/o-amigo-da-onca

2. Ah sim! outra homenagem, repare nas camisas dos times que se defrontam!

Nenhum comentário: