segunda-feira, abril 24, 2017

As oportunidades que os desenhos e os quadrinhos proporcionam

Olá, amigos internautas, vou tentar aos poucos postar novidades aqui no Blog que está parado há alguns anos já, dado que minha vida mudou um bocado desde os anos do início da A.T.U.M. Hoje fui ver a versão ocidental do clássico cult do anime japonês Ghost in the Shell, esse anime é tão importante que foi pedra fundamental para quase toda ficção científica original feita nos anos 2000 em diante (ver, por exemplo, Matrix, Transcedence, Eu Robô, e muitos outros. Os três primeiros que citei são apenas alguns dos filmes em que consigo identificar uma influência de Ghost in the Shell). O anime é de 1995, e o Mangá é de 1989(!), já nessa época a estória abordava internet, cybertecnologia, hackers, circuitos integrados, implantes cerebrais e outros aspectos ainda distantes naquela época. Lembrando que em 1995 a Internet era quase que uma ficção de fato para nós brasileiros. Mas então, o filme tem cenas ótimas chupadas do anime original, eu até que gostei da atuação da Scarlett Johansson, Juliette Binoche e do Takeshi Kitano. Não eram papéis exigentes no entanto. Mas vou deixar a crítica pra outra oportunidade, minha crítica principal é que o filme americano ficou parecendo uma versão para crianças explicadas nos mínimos detalhes (para ver uma crítica mais completa assista esse vídeo).

Mas o que me motivou a escrever aqui no blog hoje foi a edificante história do desenhista Thony Silas que apareceu no fantástico de hoje. Infelizmente não tenho acompanhado quadrinhos de Super heróis já de algum tempo e não acompanhei essa ascensão de mais um brasileiro fazendo sucesso nas páginas da DC e da Marvel. Em relação à matéria do G1 e do Fantástico gostaria de acrescentar que o feito do Thony é ainda mais notável do que deixa transparecer a matéria do semanal televisivo, pois o mercado de desenhistas é muito concorrido, é uma disputa feroz para conseguir destaque, todos os anos centenas de novos quadrinistas lançam seus trabalhos, ser notado é algo muito difícil no ramo, tanto que Marvel e DC não recrutam mais seus desenhistas por meio de submissão de portfólios, mas sim pelo trabalho de olheiro dos seus editores. O Thony conseguiu se destacar nesse ramo super competitivo, está de parabéns por isso. Bom segue aí o link para a matéria do Fantástico. E aqui está o link para o blog do Silas, a imagem do Superman lutando contra o Batman aí do lado é do Blog dele :-) Desejo muito sucesso ao Thony Silas, que o trabalho dele seja cada vez mais reconhecido e divulgado, estou fazendo minha parte ajudando a divulgar essa matéria. Desejo também muito sucesso para todos os quadrinistas brasileiros que se dedicam à nona arte, além do Thony, muitos outros brasileiros publicam lá fora e já vi histórias tão enriquecedoras quanto as dele. E ainda há histórias dos quadrinistas brasileiros que lutam aqui no difícil mercado interno nacional, para eles também o meu SALUT!

P.S. 1: A imagem do Ghost in the Shell acima era de livre divulgação (pelo menos assim garantiu a pesquisa do Yahoo), está nesse endereço aqui.

P.S. 2: O quadrinho mais recente que li e gostei bastante foi o Pílulas Azuis, do suíço Frederick Peeters, em breve tento fazer uma resenha deste e mais alguns outros.

Nenhum comentário: