quinta-feira, dezembro 20, 2007

Charges e Tiras Ocasionais

É um pouco frustrante em se pensar quanto de tempo leva de uma idéia na cabeça e vai para o papel. Acho que quanto mais experiente um desenhista, mais rápido fica esse processo. A exemplo do cartunista Paulo Caruso no programa Roda Viva, que faz as charges dos entrevistadores ali na hora.

Quando se faz o desenho rápido, não dá pra explorar muito as posições. O desenhista experiente já sabe o que vai funcionar, quais posições dos personagens e, por instinto, capta qual a fala que traduz melhor a ação, o pensamento e o sentimento. Dessa forma o cartunista experiente consegue o melhor efeito da risada.

Existem, algumas formulinhas prontas. Enumerar varios quadrinhos e surgir com a piada apenas no último. O Angeli, outro mestre, só que no caso das tirinhas, aplica muito esse efeito. É a fórmula das tirinhas de um modo geral.

Apresento então uma charge e uma tirinha. Compare as duas. A dos turistas, apesar de um só quadro foi bem mais demorada do que a segunda da personagem Tatinha. Mas a idéia sempre vem em um clic. As vezes, como no caso dos turistas, é preciso guardar a idéia por vários dias.

Bom, a colorização é um caso a parte, e teve uma hora que eu desisti de despender tanto tempo, algumas soluções não são as melhores. Mas eu queria mesmo era uma charge de linha mais rápida e no preto e branco mesmo.


Tatinha é uma pré-adolescente com os problemas típicos da idade. Inspirei-me em um monte de coisa para fazer essa: na Tati, no garoto Ozzy do Angeli e em mim mesmo. Como dá pra ver, fiz essa bem mais rápido (na manhã de hoje). Poderia ter trabalhado mais e forçado a conclusão em uma linha, ou então distribuido melhor os quatroquadrinhos, além disso, não tratei muito no photoshop.

Ah sim! O mais rápido de todos foi o estudo de personagem que fiz a alguns meses, in good shape, hummm...:

Nenhum comentário: