segunda-feira, março 17, 2008

Comparação de Dois movimentos nos quadrinhos!

Notícia: Ontem na Folha saiu uma matéria no caderno mais sobre dois septuagenários dos quadrinhos. O primeiro deles, o Uderzo é o desenhista criador do Asterix junto com Goscinny. A segunda entrevista (rara nos tempos atuais, já que o entrevistado é um ermitão recluso) é com Robert Crumb, pai dos quadrinhos underground. A entrevista original foi do argentino 'El País'.

Sobre o simpático Uderzo a novidade é a nova superprodução do 3° filme de Asterix. Quanto a Crumb o autor diz preparar uma entrevista sobre o livro gênesis da bíblia. O link aí se tratava do início do projeto mas Crumb afirmou já ter 140 páginas prontas. O mais legal foram as elocubrações do Editor da Conrad Rogério de Campos sobre o que representa cada um dos renomados desenhistas para os quadrinhos mundial.

Para ele Crumb e os mangás vingaram e Tintin e Asterix estão em baixa. Por enquanto, ganha o Preto & Branco. Sou adepto do P&B, mas acho que as possibilidades do quadrinho colorido com a internet aumentaram bastante sem aumentar os custos. A colorização ficou uma etapa mais simples também, não sem trabalho árduo, mas mais simples.

É só... (gostaria de um editor de texto que editasse apenas pelo pensamento, acompanhando o raciocínio e tudo). Na A.T.U.M. que virá trago uma reportagem sobre o underground, com descobertas de material inédito no Brasil ;)

PS.: Uderzo já é octagenário, acho que Crumb não chegou lá ainda não.

Nenhum comentário: