sábado, janeiro 21, 2012

Angeli se Recicla

Já de algum tempo as tirinhas "Caderno de Esboços" do Angeli que saem por vezes na seção de quadrinhos da Folha de São Paulo tem me incomodado um pouco. Os desenhos que aparecem ali são extremamente preguiçosos. É legal ver alguns esboços do Angeli, pois o cara é mestre do quadrinho nacional, mas não com tanta frequência com que têm aparecido. Fico me perguntando se não seria legal chegar na folha e perguntar: "Ei, vocês não querem publicar meus cadernos de esboço, também?". Ou então me pergunto: "E se todos os cartunistas passassem a fazer o mesmo?". 
É verdade que o Angeli sabe zoar a si mesmo com as tirinhas chamadas de "Angeli em Crise" e que ele continua um excepcional chargista e cartunista de um quadro só, com excelentes sacadas políticas e sociais. Mas na seção de quadrinhos eu acho que o Angeli deveria se inspirar no curso de formação do Tropa de Elite e "pedir para sair", pos tem muita gente boa na fila esperando.

Minha última surpresa foi descobrir que Angeli reciclou desenhos de velha data em uma seção que ele está chamando de "A verdadeira História do Rock 'n' Roll". Mas Angeli se esquece que seus velhos fãs podem ter uma boa memória visual. Ao bater o olho no desenho do bluesista imaginário "Broker Pittmamm" aí de cima  me lembrei imediatamente da capa de um caderno da editora Foroni, editora para a qual o Angeli fez uma coleção de 4 a 5 capas. Uma dessas capas foi batizada de "Rock 'n' Roll" (veja aí do lado) e tem os personagens que ele está reciclando recentemente, com o mesmo desenho, diga-se. Marquei em vermelho os personagens que ele usou nos últimos dias. Parece que ele inseriu uns dois novos desenhos na história do rock que não estão no caderno. Mas não se impressionem caso alguns dos personagens da capa aí do lado aparecer mais uma vez pelos próximos dias.


Ainda para ressaltar a inconstância de Angeli na seção de quadrinhos, na quarta-feira do dia 11 ele acrescentou um belíssimo desenho de uma mulher a frente de uma metrópole. Me parece uma referência mas não consegui identificar ainda de onde é, me pareceu a Angelina Jolie (que alias, "Angeli" + "na" = "Angelina"), quem descobrir logo de cara de onde é a referência pode me falar aqui. Abraços!

Um comentário:

Jurza disse...

anyway, eu gosto do traço dele... mesmo reciclado...