sábado, janeiro 21, 2012

Sobre o Filme do TinTim

Galera, um post rápido sobre o filme do TINTIM que está em cartaz. Tem aparecido já em muitos meios de comunicação e muitos estão falando bem. Como muitos já devem estar a par, esse filme foi dirigido pelo Steven Spielberg e co-produzido por Peter Jackson. A escolha por fazer um filme em animação 3D dava um certo frio na espinha só de pensar. Mas o filme ficou muito bom, o enredo se baseou na história do 'Segredo do Licórne', uma das histórias que infelizmente eu não havia lido, e então, não posso avaliar similaridade com o enredo original. Imagino que algumas coisas foram acrescentadas, mas não posso ter certeza do quanto (diria que uns 40% da história). Fui ver o filme na pré-estréia.

De regra geral, o filme ficou bem feito e manteve a linha dos personagens. A animação, apesar do 3D, respeitou bastante a fisionomia dos personagens de Hergé e o conceito de retratar fielmente aeronaves, cenários, máquinas, navios e etc. isso ficou mantido, assim como a palheta de cores utilizadas que se não ficou igual, foi adequada. Eu me senti como se tivesse vendo um bom Indiana Jones, o que deve ter sido mesmo um toque de Spielberg. Na verdade, é incrível como algumas passagens, parecem com cenas que já vimos nos clássicos do Indiana. Tive de ver o filme dublado, mas nisso acho que, afinal, se tornou uma vantagem, pois a dublagem do português ficou bem feita, vozes que apareciam na animação conhecida por alguns fãs brasileiros. E também porque em inglês os nomes ficam um pouco estranhos, o cãozinho Milou vira Snowy, por exemplo.

O filme termina dando continuidade para mais uma história, acho que isso deve depender de seu sucesso nas bilheterias. Segundo amigos mais informados que eu, o filme foi bem na Europa mas não tão bem nos EUA (o que era de se esperar aliás). Como críticas eu tenho realmente muito poucas: fiquei sentindo falta da clássica musica de abertura da animação 2D, que não foi utilizada. Essa animação passava na TV Cultura e foi por ela que descobri o TinTim na infância e passei a comprar os quadrinhos, sem dúvida, eram emocionantes. Um colega achou que o roteiro tinha uma falha sobre a maneira como o vilão sabia do tesouro maior. E eu pontuo novamente que cinemas e meios de comunicação muitas vezes fazem Tintim  parecer infantil demais (happy feet, gato de botas e sei lá mais o quê), havia muitas crianças de 5 e 6 anos na sala, não sei se é o público mais adequado já que Tintim é uma obra mais juvenil. Bom, é isso, crianças e marmanjos de todas as idades, fãs de Tintim, vão ver o filme pois vale à pena.
  

Nenhum comentário: