segunda-feira, abril 28, 2008

Sugestões de Leitura para o Feriado

Passo aqui sugestões de leitura, links de sítios interessantes e divertidos e de quebra, publico uma charge que elaborei recentemente. Tenho outras na manga, só arranjar um pouco mais de tempo para desenhar.

A primeira dica saiu hoje no caderno Ilustrada da Folha. Vida Louca, Conrad, 184 pags. Antes eu havia folheado esté álbum na livraria Siciliano, e mostrei no dia seguinte para um amigo mais entendido do que eu em quadrinhos. Na hora ele falou: O Jaime Martin é aquele da Animal (revista nacional que publicava coletânia de histórias de desenhistas estrangeiros, alguns famosos e outros não tão conhecidos). Na orelha do álbum há associação com os contos cinematográficos de Almodovar. Não sei se apenas por Barcelona. Mas de fato os temas parecem relacionados e o cara parace ser bom, sua página tem um guia de roteiro em HQ's e sua série de trabalhos é digna de nota, vou acompanhar mais o sujeito.

Nota: Só Achei um pouco engraçado o título: Vida Louca > Jaime Martin. Muito famosa é aquela música 'Vive la Vida Loca' do Rick Martin. Que é um pé...

Outra dica é mais antiga (ainda na minha lista das que não foram lidas): Howard Chaykin é um ilustrador de primeira linha. Ele também escreveu uma série policial não convencional, Black Kiss, que foi lançada no Brasil na década de 90 por uma editora pouco conhecida de quadrinhos, Toviassú. No Brasil, embora conhecida pelos especialistas, a revista passou batida, tanto que não há resenhas nos sites de quadrinhos existentes. Nos Estados Unidos a série foi bem sucedida e Chaykin é famoso por trabalhos na Marvel. Prometo aqui uma resenha assim que terminar de ler.

Terceira Dica é uma que já passei anteriormente. Sobre a fotógrafa ativista de esquerda Tina Modotti, Conrad, 272 págs . Uma obra biográfica em Quadrinhos que narra de maneira diferente a vida dessa mulher considerada muito bela em sua juventude, ousada a ponto de realizar o primeiro nu artístico para o seu marido Weston. Forte o bastante para decisões resolutas como a de largar sua paixão: a fotografia e arriscar sua vida por causas maiores na guerra civil espanhola. Também com fraquezas e insegurnças temendo sua volta ao México, temores que se justificavam pois foi lá onde terminou sua intensa história de vida. Vítima de um provável assassínio conspirado pelo próprio partido Comunista pelo qual tanto trabalhou em vida.

Por fim, para não falarem que não falo sobre o bom e velho Gibi a Panini do Brasil está com a minissérie grandes astros do Superman, brilhantemente escrita pelo Grant Morrison e desenhada por Frank Quitely que possui o traço muito limpo e correto, excelente para conferir expressividade aos personagens. Mesmo com os exageros de histórias de super-heróis, o enredo é bem feito, com suluções criativas sem apelações. É muito legal ver a história do aniversário da Lois Lane. Os outros heróis dando em cima dela. A meu ver os pontos altos estão nos números 1a5. Há também várias passagens cômicas. O Superman tentando se livrar do dilema do Clark Kent bundão. A qualidade de Kent é ser o fracasso humano e ele é assim porque é o superman. Lois não gosta do Clark, mas admira o superman, superman é a forra de Clark Kent que nunca pode mostrar seu valor... Bom, nas bancas está no número 9 já. A vantagem é de ser um dos comics mais baratos: R$ 3,90. Preço digno de nota.

No mais dicas de sites que andei catando por aí:

Quadinhos na net viraram mesmo um febre com esses sites de perfis pessoais, blogs e etc.
no comicspace você pode criar um login e divulgar o seu comic.

Site da editora alternativa Norte-Americana:

http://www.fantagraphics.com/

Tem Blog pra tudo. Inclusive lingeries mais vendidas.
Bom para o desenho artístico. Não sei por que caminhos cheguei nesse site:

lingeriebestseller.blogspot.com

Não lembro muito bem. Blogs que guardei por achar interessantes para divulgar aqui.

http://baunilhaecanela.blogspot.com/

iagainstcomics.blogspot.com

http://blog.mundofantasma.com/?p=890#more-890

http://www.robertagregory.com/index.html

Um comentário:

Lia_Lioca disse...

Bom se rolar uma festa a fantasia e fomos podemos pensar em nos vestirmos assim.
Eu de mulher maravilha e vc de super homem. Pena que agora dia 15/11/2008 vc não vai estar aqui, porque terá uma festa a fantasia da serenata, mais tudo bem, eu não sei nem se vou. Por conta de um monte de coisas e não tenho animo sem vc.