quarta-feira, maio 28, 2008

BH na rota do mercado da Literatura

A julgar pelo dia que fui à Bienal essa segunda edição da Bienal do livro em Minas foi um sucesso. Realmente no feriado de quinta-feira o evento lotou. Via se muita crianças na parte da tarde, várias em excursão de colégio. Mas a impressão que passou é de que as crianças estam mais interessadas em leitura do que os adultos, os standes de venda da literatura infantil estavam lotados.

Na quinta estava tão cheio que estava um pouco difícil a circulação, mesmo no expominas que é bem amplo. Talvez a solução é distribuir melhor o espaço e não fazer estande tão pequenos como o que foi reservado ao café literário. Na quinta dava entrevista o escritor Moacyr Scliar, porém não era possível conferir pois estava lotado o pequeno espaço reservado com pessoas de pé e encostadas nos vidros dos biombos. Na FIQ o espaço das palestras foi adequado, por exemplo, nessa bienal alguns como a Arena jovem, também.

Os standes das lojas estava maiores, mas ainda sim lojas de grandes vendas como Leitura e Nossa Livraria (se não me engano?) estava impraticáveis. Na leitura estava até colocando uma fita amarela e preta barrando a entrada de mais consumidores. No mais cabe o destaque para as editoras que vieram: a L&PM montou um bom stand, a JBC de quadrinhos e livros do Japão apresentou um stand bom, a Panini preferiu um mais modesto, Cortez editora e várias outras. Legal ver a homenagem ao Fernando Sabino e um stand da livraria virtual Submarino.

Segundo o site do evento:

"A Bienal do Livro de Minas superou todas as expectativas, tanto em número de viistantes quanto em volume de vendas. Em 11 dias de evento, mais de 225 mil pessoas passaram pelo Expominas, sendo 28 mil pela Visitação Escolar e 197 mil do público em geral.
O público participou de uma programação cultural variada que contribuiu para a consolidação da festa literária no calendário do Estado. Os espaços Café Literário e Arena Jovem receberam quase 90 personalidades em cerca de 86 sessões de variados estilos, entre debates, bate-papos, encontros literários e atividades lúdicas para crianças.
"

Vale a dica para frequentar esses eventos, acontecem muitas entrevistas bacanas e oportunidades de conhecer novos livros e pessoas.

Nenhum comentário: