quinta-feira, março 09, 2006

Outra música inspirando mais um título. Roubado de "Miséria S.A." d'O Rappa, o título reúne um conjunto de personagens que criei para retratar as condições sociais do nosso Brasil.

São piadas que pensei enquanto caminhava pela rua e via os indigentes. Observo sempre como são difíceis suas condições de vida, me penitencio por não conseguir fazer nada; nada a mais do que dar algumas esmolas e até isso me aborrece, pois sei que de nada adianta.

Não é difícil ver que em alguns aspectos, a medida que evoluímos em cômodas vantagens da nossa sociedade capitalista, as condições para quem não tem acesso às condições mais básicas ficam cada vez piores.

Percebo então, que retratando as mazelas com charges que nos ajudam a refletir, talvez esteja ajudando mais do que apenas dar esmola.

Assim como na música d’O Rappa, a idéia é chamar atenção para os excluídos, como eles formam então uma sociedade à margem da economia, e por isso mesmo, para fazer parte do sistema que os excluem, têm de se esforçar para mimetizar esse mesmo sistema, ainda que forma precária e de maneira que, como muito bem sabemos, e eles também o sabem, não os ajuda a sair dessa.
Há duas outras charges da mesma temática que ainda não fiz, tenho apenas a idéia. Em breve as coloco aqui.

Nenhum comentário: