domingo, setembro 09, 2007

SEMPÉ MAS COM CABEÇA

Jean-Jaques Sempé é um cartunista francês que vive em Nova York. Seus desenhos retratam piadas do cotidiano das grandes metrópoles. Começou a carreira nos idos dos anos 50, antes mesmo de morar em Paris e se destacou por seu traço de linha simples e piadas inteligentes. Na verdade, essa linha de cartum mais básico era a predominante dos anos 50 e 60, principalmente na Europa. Mas possuia grande alcance também nos jornais norte-americanos, na linha característica de Jules Feiffer, por exemplo.

Bom, até fazer o curso de Cartum na Casa do Quadrinhos no início desse ano, eu ainda não conhecia o Sempé. Vi uma piada dele que gostaria de ter feito e desde então passei a admirar muito o seu trabalho. Um dos seus títulos, "Rien n'est simple" (Nada é simples), mostra seu estilo de humor. O título contradiz sua simplicidade e eficácia nas piadas.

Hoje Sempé ilustra capas da revista New Yorker. Confira a entrevista do próprio Sempé ao New York Times.

Uma curta biografia consta na página da revista Paroles da Aliança Francesa de Hong Kong. Sempé trabalhou também com o personagem infantil 'Le Petit Nicolas' ao lado do roteirista Goscinny (o mesmo do Asterix de Uderzo).

E algumas outras gravuras. A piada que gostaria de ter feito não encontrei na net...


Nenhum comentário: