domingo, janeiro 06, 2008

"Andanças" de um Peixe Fora d'água

A restrospectiva do mês de Dezembro me fez considerar que foi, de fato, um mês atípico. Em um único mês estive em 7 cidades diferentes. Uma das andanças mais interessantes foi pela cidade maravilhosa, a qual já flerto vários anos sem firmar maior compromisso, não sei ainda muito bem porque, se pelas exigências dela ou se pelas minhas.

O Turismo temático é uma das coisas mais interessantes a se fazer enquanto se está de passagem em uma cidade. Pegue um tema que você goste, "quadrinhos", por exemplo, e se desdobreirá procurando os melhores pontos daquela cidade que tenham haver com esse assunto. Garanto que encontrará coisas que a maioria dos turistas não vê e, além disso, estará motivado para conhecer pessoas e lugares diferentes.

Na Visconde de Pirajá, em Ipanema, há uma boa loja especializada em quadrinhos: a Point HQ. Um acervo bom de quadrinhos, mangás e afins. Não topam vender fanzine lá, pois me disseram não valer a pena. O público da loja não compra, é perda de tempo e espaço. Não encaro da mesma forma, creio que quanto mais opção melhor para o consumidor, se a loja dispor de um espaço para fanzines e revistas independentes cria um hábito para aqueles que gostam de procurar edições alternativas. Mas há um pouco de razão na visão deles, em grande parte causada pelo descompromisso de muitas das publicações independentes, pouca periodicidade, mudança de tema. Porém, as lojas que fazem isso perdem oportunidade de ganhar algum vendendo as coisas boas que pintam (que não são poucas).

A próxima parada foi no Flamengo, peguei um metrô na estação do Cantagalo (fui andando de Ipanema até lá). Procurei pela loja chamada 'Cia dos Quadrinhos' que ficava na Marques de Abrantes, dentro de uma galeria. Mas pelo que me informaram já não há mais essa loja no local faz tempo, nem souberam me informar para onde foi. Me disseram de uma 'Cult Comics' do Botafogo, mas àquela altura já era descaminho voltar lá. No dia anterior eu havia passado lá no Botafogo, queria procurar a Cavídeo, uma locadora que promove eventos alternativos e, as vezes, quadrinhos. Mas na 'Point HQ' disseram que não valia a pena passar por lá pois não vendiam, apenas nos eventos mesmo. Decidi prosseguir a trilha rumo ao norte.

No catete, à rua Silveira Martins, há uma escola de desenhos chamada IMPACTO, desconfiado de que lá não venderia hqs, decidi prosseguir. Aproveitei para conhecer a Lapa e não perdi a viagem. Gostei bastante do bairro, prédios antigos, caindo aos pedaços, feira na calçada, lojas de Tatoo e alguns itens. Seria ótimo encontrar um sebo ou uma loja por ali. Mas andei mais um pouco e na av. República do Paraguai, pouco mais a frente da Catedral Metropolitana e do prédio da Petrobrás, de arquitetura interessante que lembra uma plataforma, havia uma banca de quadrinhos usadas. Quatro barraquinhas com tudo que é quadrinho, muita variedade. Foi onde deixei quatro ATUNS com o seu Marco Antônio, as barraquinhas ficam na quase esquina com a R. da Carioca. Um ponto de venda condizente com a A.T.U.M. e os fanzines.

Já com um pouco de pressa, passei em frente ao Mercado Popular da Urugauiana, aposto que se eu me empenhasse em procurar uma banca lá acharia onde deixar as revistas. Conferi depois que é lá que fica a Tabacaria "King Smoke" que patrocina a galera-fumaça do Tarja Preta. Na hora não me atinei de procurar nada por lá, mas fica a dica, é um ponto turístico apropriado para a A.T.U.M. Ali perto, no Centro, há alguns hotéis de diárias módicas. Atravessei a Presidente Vargas e distribui uma revista para um desenhista de rua. O fim da caminhada foi no bar Bodega do Sal, onde inclusive foi feita uma filmagem para esse filme "Meu nome não é Johnny" que saiu agora.

Em Volta Redonda - RJ conheci uma nova loja especializada em anime, RPG e games:

CYBERPUNK _ Pontual Shopping 5° Andar - 508.

Vila Santa Cecília - Volta Redonda, RJ. (24) 8119-2070. Deixei duas A.T.U.M. Falar com o Bernardo.
(Comprei em VR o fanzine ATRIA da Larissa Franco).

BANCA DO MARCO ANTÔNIO_ Av. República do Paraguai, calçada, esquina com a Rua da Carioca. Rio de Janeiro, Centro. 4 A.T.U.M.'s. O Marco Antônio é um cara de Bigode Leôncio.

POINT HQ _ Não ficou nenhuma A.T.U.M. lá mas passo a dica assim mesmo: Rua Visconde de Pirajá, 207, 3° andar loja 307.

Há muitas outras lojas e bancas especializadas no Rio, mas tive apenas um dia para percorrer esse caminho. Quem for da cidade e quiser os números pode nos solicitar pelo e-mail: atumhq@gmail.com

De todo modo minha historinha está agora no orkut, para os orkuteiros de plantão:

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=14551071022911404053&aid=1

Os que quiserem dar uma força para nossa comunidade, acabei de criar uma no orkut:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44907070

(As fotos que estão aí não são minhas, são da internet mesmo, em breve coloco as poucas que tirei).

Nenhum comentário: