domingo, julho 27, 2008

PRÊMIO HQ MIX

Olá a todos! No último dia 23 de Julho teve lugar no SESC pompéia de São Paulo a premiação do 20º HQ mix, a maior premiação de quadrinhos existente no Brasil. Desde a indicação estive acompanhando os candidatos é é muito legal ressaltar que a qualidade nas indicações é, por vezes, melhor que o eleger um único ganhador em si, mas dedixei para postar só deepois da conclusão para poupar espaço listando só os vencedores, porém os indicados possuem também todos os méritos.

Elejo aqui destaques que mais acompanho e gosto, não conhecia todos os indicados, por isso de alguns nomes não posso dizer muito. Mas estou "por dentro" do trabalho de muitos vencedores, então vamos lá:

(Lista completa de vencedores se encontra aqui):

Começo, certamente, puxando sardinha pelo meu lado bairrista. O 5º Festival de Quadrinhso de Belo Horizonte, FIQ-BH, o qual eu falo toda hora aqui nesse blog, levou merecidamente o prêmio na categoria de melhor evento. Realmente, pra quem curte quadrinhos o evento foi espetacular, esperamos que continue em 2009 da maneira que foi em 2007.

Outro prêmio coletivo saiu para o selo 4º Mundo que reúne quadrinistas independentes do Brasil e ocorre em um esquema de unir forças entre quadrinistas para a distribuição e divulgação. Por exemplo, um quadrinhista de BH em parceria com a 4º mundo pode divulgar o zine no site deles ou em outras cidades, enquanto que fica encarregado de divulgar os zines da 4º mundo em sua cidade. O site está crescendo e ficando legal, Cadu Simões é o responsável pela frente do projeto, ele ganhou aliás, prêmio de roteirista revelação por Garagem Hermética 4, uma das melhores revistas independentes que há.

Destaco também o desenhista revelação, Jozz, por seu trabalho o Circo de Lucca, mistura de trabalho acadêmico e quadrinhos. É sobre como fazer histórias em quadrinhos, ficou bastante competente, gostei de ler a História, e meu amigo Leandro Corrêa também aprovou. É um dos poucos quadrinhos do gênero feitos no Brasil. Fora do Brasil ganhou destaque o livro teórico Desenhando Quadrinhos do Scott McCloud. Merecido, sou suspeito para falar, pois acho McCloud simplesmente genial.

O José Aguiar levou o prêmio de melhor site de autor, achei muito legal, mas acho também que ele poderia ter levado premeio pelo quadrinho de sua autoria que reunia várias histórias legais, lançado pela Devir: o Quadrifilia. Recomendo bastante. Por falar em site, levou prêmio de melhor blog o blog dos quadrinhos do Paulo Ramos, realmente o site está sempre bem atualizado e estou o consultando sempre quando quero saber informações novas sobre gibis. Ele faz uma cobertura tanto dos tradicionais de super-heróis, quanto dos cartuns e independentes, realmente o melhor, com meu voto.

O Paulop ramos levou também o troféu por melhor articulista de Quadrinhos. Bom termino o post em breve, falarei sobre os independentes, ,os papas e alguns prêmios editoriais, colocarei fotos e links, por enquanto é só, grande abraço!

Nenhum comentário: