quarta-feira, outubro 22, 2008

Quadrinhos na NET

Minhas histórias da A.T.U.M. podem ser lidas na internet. Hoje entrei no projeto da webcomix, portal de quadrinhos eletrônicos do Jornal Estado de Minas aqui de BH.

O link para a ATUM é este aqui: http://www.webzinez.com.br/webzinez/atum

Além disso, visitei um quadrinho de web bem divulgado recentemente, que é do site da OI comunicações, o Oi quadrinhos. Muito legal a iniciativa, mas ainda assim, fiquei um pouco desapontado em encontrar um quadrinho de super-herói, o mesmo estilo batido de sempre. O quadrinho lá divulgado aplica alguns regionalismos nacionais aqui e ali, mas a fórmula geral não engana. Trata se apenas de transplantar heróis dos guetos para nossas favelas, fazê-los jogar futebol de rua etc... Confiram lá e formem a opinião de vocês mesmos.

Pois bem, a vantagem é que, como está prometido no projeto, eles não se prenderão a apenas esta historinha, em breve publicarão mais histórias diferentes. De maneira geral, sou entusiasta das possibilidades de quadrinhos na net, mas ainda assim, não me dou por satisfeito por nenhuma fórmula encontrada. O site da Oi e o próprio webcomix listado ainda não estão perfeitos para ler.

O site da Oi está muito bom, o carregamento da página é rápido e fácil a rolagem para leitura. Porém há ainda alguma coisa incômoda nos quadrinhos de internet, o formato de base ainda é o do papel. Parece que não se consegue superar o formato. Eu mesmo, ainda faço quadrinhos pensando no estilo papelzão. Alguns experimentam Flash, mas não fica muito bom não, o leitor não consegue controlar a rolagem de maneira precisa, não é como controlar o olhar na página. (Eu tinha um exemplo nacional desse, mas atualizaram retirarando a versão flash). O Scott McCloud tem feito alguns experimentos bem sucedidos na área, estimulando seus leitores e outros artistas a mandarem sujestões que trabalhem com a ilimitação de página, recursos da internet e interatividade com o leitor. Considero que o Scott está mais ou menos na linha certa.

Quadrinhos não mais terão uma só fórmula de contar, mas nós quadrinistas ainda não achamos muito bem de usar a internet a nosso favor.

Eu mesmo estou com um projeto simples de transformar a ATUM em slides de powerpoint, é meio que usar uma página mais larga na base e com menos altura. Ainda assim, uma solução limitada.

De todo modo, ainda é válida a versão impressa, pretendo continuar com ela até a conclusão da quarta história prometida. O virar de páginas ainda é algo legal e não econtramos um substituto ainda tão legal na net, talvez no dia em que o ipod e similares trouxerem quadrinhos com um clique deitados na cama, ou sofá, encontremos um substituto a altura.

Pra finalizar esse tópico. Mando a vocês leitores um link legal do criador do Creative Commons: Lawrence Lessig. O livro dele, Cultura livre foi traduzido para o Portugues e se encontra no site linkado.

Demais links:

http://digitalmedusa.com/sgettis/word

http//ilustradanopop.folha.blog.uol.com.br

www.nez.com.br

www.arcevohq.quadrinho.com

www.ritualart.net

www.aecomics.com.br


PS.: Há tb a ATUM no meu orkut.

Nenhum comentário: