quinta-feira, março 19, 2009

Aviso aos Amigos Navegantes


Amigos navegantes, minha amada Lia criou um blog para tratar do assunto de sua monografia: "Dislexia: coordenador pedagógico e inclusão dos dislexicos no ensino regular". Dislexia é um distúrbio de aprendizagem que leva os alunos a trocarem as letras e terem dificuldades com a fala. O cebolinha, por exemplo, é um disléxico da fala. Existem várias situações e a grande maioria das pessoas apresenta um traço de dislexia que pode ser mais profundo e duradouro ou mais leve e de "correção" mais rápida.

O fato é que a dislexia é um exercício mental de troca de significados importante para o aprendizado. É uma forma do cérebro confirmar as regras do certo e do errado e assim saber e testar regras gramaticais, fonéticas e convencionais como a do saber que lado é o direito ou o esquerdo.

No entanto, disléxicos com um caráter acentuado podem precisar de atenção especial durante toda a vida e é preciso reconhecer e procurar meios de se lidar com a dislexia de forma a incorporá-la positivamente. Vários fatores podem levar a um quadro mais grave no aprendizado, alguns psicológicos e outros fisiológicos. O fato é que os disléxicos são extremamente capazes e alguns disléxicos são extremamente inteligentes, não se podendo confundir uma maneira diferente de aprendizado com simplesmente "burrice".

É importante para o sistema de ensino, portanto, saber aproveitar o potencial do disléxico e conseguir apresentar formas que lhe dispertem o interesse e que façam com que ele não perca o ritmo, pois já está provado que a desmotivação de uma criança disléxica é o principal fator para queda no rendimento, como é natural para todos nós.

Para tratar deste e outros assuntos ligados, Lioca criou o blog: "Respeitar o diferente é aceitá-lo como ele é". Está bem legal, peço aos que tiverem interesse no tema que o visitem aqui. No mais, como não podia deixar de ser, fiz uma historinha a ser incluída na monografia da Lia, tratando de como nos conhecemos e imaginando como teria sido se ainda fossemos crianças, é um pretexto para tratar do tema e falar de superação que pode ter a aceitação da dislexia e um bom convívio e relacionamento com os amigos.

3 comentários:

Lia_Lioca disse...

Sou suspeita para falar, pois eu sou a tão falada Lioca que meu amado sita noue texto que fala sobre o meu blog.
1000 Beijos

Lia_Lioca disse...

Dislexia é Dislexia, dislalia dislalia.
Uma coisa não tem nada haver com a outro. O tem em comum é o prefixo dis.
O que o Cebolinha tem é dislalia, e dislalia é a dificuldade da fala em trocar letras como no caso do Cebolinho. ERRADO POR ELADO. E dislexia é dificuldade de aprendizagem, onde a pessoa comete na ortografica troca de letras de dificuldade de interpreção na leitura.
O que o Cebolinha tem é Dislalia e não dislexia. Pois o problema dele é na fala ao falar então não pode ser considerado Dislexia não.
Ok?
1000 beijos

Unknown disse...

Oi Victor, como vai? Já tinha visto sobre o blog da Lia, no seu último post, só não comentei nem o vi ainda, pq o tempo anda corrido... estou pensando até em só atualizar o meu, mês que vem, pq este mês já tem mto mais postagens que nos dois anteriores... Fora ler e-mails, ver outros blogs de conhecidos meus, interagir no diHITT, aliás, vc e a Lia poderiam entrar lá, é um ótimo site p/ divulgar o blog de vcs, conhecer outros e acompanhar notícias que os demais membros mandam, se interessar me avise. Talvez tenha dado problema ao tentar acessar meu blog, pq inseri um C na nova URL, tava me incomodando aquele C mudo, rs. Desculpe, ter esquecido de te avisar. Abços