quarta-feira, outubro 07, 2009

Segundo Dia: O DILÚVIO!!!

ABSURDO é pouco para descrever o fim de noite do FIQ desta quarta feira dia 07 de outubro. Hoje choveu muito em Belo Horizonte, caiu muita água em pouco tempo. A Tenda Eugênio Colonese não aguentou e começaram a jorrar verdadeiras cascatas do teto de lona. Sorte que isso ocorreu já para o fim da noite quando a maioria do grande público que foi lá ver o Maurício de Souza já tinha deixado o evento.

Mas as cascatas da FIQ são uma tremenda Irresponsabilidade, um evento internacional como esse não pode passar por esse amadorismo, que vai desde a concepção arquitetônica não ter previsto o escoamento de água em caso de chuva e passa pelos bombeiros e que, em menor grau, passa até mesmo para nós participantes. "Não, assinamos um termo de compromisso?!" Não há nada lá previsto para esse tipo de perdas, isso é coisa que devemos exigir. Mas de todo modo, irresponsabilidade também porque estão expostos alí trabalhos valiosos, Grabriel Góes declarou com justificada indignação que os ORIGINAIS do Canini estavam expostos no chuvaréu.

Isso sem falar de vários outros artistas, a livraria leitura teve de fazer um mutirão para conter a enxurrada e salvar o seu acervo, que não vale pouco, o mesmo ocorreu conosco, que somos pequenos, mas também temos esforços e grana investidos no evento a qual tanto desejavamos colaborar e participar. Ao passar pelos participantes pertencia a todos a mesma cara exclamativa: "que vexame!" ou de "isso não pode estar acontecendo". Pois é, mas aconteceu.

Bom, como quadrinistas são geralmente pessoas que levam a vida de bem, havia os que pareciam estar achando tudo muito divertido: Jens Harder, da alemanha, filmava a cascata central com sua câmera digital. O pessoal do revista dependentes promoveu uma festa local já no final da chuva.




Bom, a vida segue, durante o dia todo o evento pareceu atrair bastantes visitantes e começaram hoje também as oficinas master, foi muito legal conhecer o excelente trabalho de Reinhard Kleist e saber o que ele julga importante nessa arte, assim como o trabalho de Jens Harder e o mercado de quadrinhos da alemanha. Kleist já produziu muito e seus trabalhos são de excelente qualidade, me chamou atenção o álbum Havanna, sobre ele como viajante em Cuba, que pelo meu viés de admirador da cultura cubana, resolvi colocar aqui para ilustrar o post.

Bom, Canine foi homenageado, basta ver se seus originais conseguiram ser preservados do desastre, Mauríciou garantiu a presença de peso do público. Quando eu cheguei havia um bolo tão grande de gente a sua volta que nem consegui ver bem quem estava lá no meio, depois que eu o vi lá, sempre simpático e autografando exemplares junto com outro time de autores.

Bom, pra finalizar, a previsão do tempo para Belo Horizonte. Chove até sexta, a partir de sábado à segunda começam só as nuvens. Boa sorte para nós todos, tragam a arca, nós somos os bichos!

6 comentários:

Lia_Lioca disse...

É amor tó vendo que o evento esta animado e divertido. Com direito a fortes emoções e tudo mais.

Legal mesmo, e estou vendo vendo que vc esta gostando bastante e esta bem animado com suas amostras.

Pena que a A.T.U.M 4 Não saiu nessa FIQ mas não se preocupe ano que vem vc terá as quatros com vc e poderar expor elas.
LEGAL SABER QUE ESTA ANIMADO.

Lia_Lioca disse...

Quanto a previsão do tempo isso faz com que o evento fique desvalorizado e prejudicado, mas uma coisa boa é eles mudarem a data do ano que vem ou mesmo o local do evento.

Chato isso e eles não fazerem nada, mas não deixa de ser uma experincia grande.

1000 beijos

I'm a Rock disse...

Pode ser Lioca, foi uma chuva forte, mas acho que Julho, Agosto ou setembro seriam mais apropriados.

Lia_Lioca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lia_Lioca disse...

Depois desse epsodio eles devem mudar a data.

Não acha?

1000 beijos

I'm a Rock disse...

Talvez, eu acho que seria legal um pouquinho antes mesmo.