quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Basil Wolverton


Revirando Mad's antigas a gente costuma achar coisa muito boa que estava meio esquecida, foi numa dessas que o amigo Marcelo Dolabela do (o Dola do KHneira zine) recuperou trabalhos do Basil Wolverton (1909-1978). Creio que deve ter sido o primeiro autor com esse estilão que influenciou vários desenhistas da contra cultura como Ed Roth, entre outros.

Apesar disso Wolverton possui muitos trabalhos em editoras principais, tendo sido contribuidor regular da Mad (mas aparecendo de forma mais modesta na Mad-Brasil). Iniciou a carreira nas tirinhas de Al Capp, com a personagem conhecida como a mulher mais feia do mundo: Lena Hyena. O curioso é que Basil havia feito um trabalho sobre a histórica bíblica do velho testamento chamada de The Story of Man (imagem abaixo). Nos fins do ano passado ninguém menos do que Bob Crumb (um possível influenciado?!) lançou uma versão do Gênesis do velho testamento. Alguma menção ao velho Wolverton?! Não sei, ainda não li o editorial.

Bom, o Dola está realizando um apanhado de desenhos do cara e em breve deve soltar ou no seu blog ou em um de seus fanzines. Vamos esperar pra ver.

Mais gravuras do cara você encontra aqui e aqui.

3 comentários:

Olavo M. de Carvalho disse...

Não é impossível que esse Wolveron tenha influenciado o Crumb em Gênesis...

I'm a Rock disse...

Sim, eu acredito que sim Olavo. É dada alguma referência no editorial do Genesis?

Valeu por ter gostado do cartum de cima, Abraços.

Olavo M. de Carvalho disse...

Na verdade, acho que o Crumb fala que o se inspirou apenas no texto clássico, mas vou ler o editorial de novo, pois é muita coincidência.