sexta-feira, junho 08, 2007

McMendigo

E aí, está servido do "dois hambúrgueres, alface..."?

Há algumas semanas, andando na rua a caminho do prédio da FACE, reparei em um mendigo sentado na calçada perto do McDonald, feliz da vida saboreando seu McLanche Feliz. Estava só, e achei engraçado, pensando: "Será que é a melhor comida que o dinheiro dele pode comprar?"

- "Na certa não, pensei". Nada contra o sanduíche da mega-corporação-multinacional-fast-food, porém o que ocorre é que mesmo o BIG MAC é muito pouco, só o pão, não faz um almoço. Não sei se o mendigo arranjou o acompanhamento do refri + batata-frita. Mas apesar de pouco há também que levar em conta que na fome qualquer bocado é um banquete. Fui divagando sobre a possibilidade do cara ter comprado o Big Mac ou de ter ganho de alguém. Achei mais provável a última, a sociedade é mesmo segregacionista, não há como barrar a entrada de alguém vestido em trapos sujos e rasgados em uma loja do McDonald's, mas se o mendigo chegou a entrar, não deve ter sido bem recebido. É bem comum nessas horas as pessoas lançarem olhares de reprovação ou então ficarem observando: "Será que é algum louco?; "O que ele vai fazer?". É até natural que ajam assim. Acho que no fundo o ser humano sabe do que ele é capaz de fazer quando se está nos apuros da sub-vida e sabe também que, dependendo da situação, a loucura é a saída mais lógica.

Ficam todos então na defensiva, qualquer movimento brusco nessa hora é preigoso... Mas é bem possível que o mendigo tenha sacado de dentro de um saco costurado agumas moedas e trocados embaralhados e tenha feito com orgulho o seu pedido: "Quero o número um!"

E então, tá servido?!

Nenhum comentário: