quarta-feira, outubro 17, 2007

2° Dia do Festival Internacional de Quadrinhos de BH

Hoje não tive muito tempo de ficar lá na FIQ, cheguei um pouco depois das 17:00 e tive de ir embora as 18:30, e ainda assim, em cima da hora, pois tinha de dar aula no campus da UFMG as 19:00. Não conferi a mesa com os editores da Marca de Fantasia (a qual falei aqui ontem), da Pixel (uma das maiores no Brasil atualmente) e da Zarabatana (especializada nos quadrinhos eróticos).

Mas foi tempo o suficiente para conhecer uns lances novos e comprar quadrinhos:

Em um desses acasos da vida encontrei uma amiga do Cedeplar, não estranhem o nome, é lugar onde eu trabalho e estudo com economia na UFMG. A Tatiana estava ajudando o namorado Danilo com a venda dos quadrinhos a Tchurma!! (edição Voltada para o público infantil que terá seu lançamento dia 20 as 18:30) e Overground (que apesar do nome, é bem undergroud, com algumas similaridades com ATUM pelo visto).

Passo aqui minhas compras como dicas também, temos em primeiro lugar um cara que é cria do Daniel Clowes, um quadrinista que produz relativamente pouco mas muito bem. Bom, o autor em questão é o Charles Burns, o traço é tão parecido que eu pensei estar comprando um quadrinho do outro autor. Enfim comprei a edição nacional de Black Hole, que pelo nome me lembrou aquela música do SoundGarden: "Black Hole Sun", mas isso pra outra hora. A editora é a Conrad, que em termos de qualidades em quadrinhos é a primeira, embora isso seja meu julgamento, é logico.

A segunda dica que comprei foi o sempre ótimo Scott McCloud, que está na minha lista de links favoritos já faz tempo. McCloud publicou sua terceira revista sobre teoria dos quadrinhos. A julgar pelos dois primeiros livros (que são desenhados em forma de comics mesmo, estamos falando de quadrinhos ora essa!), o terceiro livro, Desenhando Quadrinhos, também deve ser muito bom, McCloud é inteligente demais para escrever algo ruim. Embora exista uma discussão sobre se o segundo livro chega a ser pior do que o primeiro e algum ceticismo quanto a esse último, mas eu achei o "Reinventando os Quadrinhos" (o segundo da série) ainda melhor do que o "Descobrindo...".

Bom por hoje foi isso, não levei a câmera nem teria tempo de tirar fotos, mas amanhã as apresento aqui. Abraço as moscas e grilos que lêem este blog.

Nenhum comentário: