sábado, outubro 17, 2009

Sexto Dia: um domingo no parque.

O domingo teve muito movimento em nosso stand. O curioso é que eramos um dos poucos stand fazendo caricaturas. O pessoal da casa dos quadrinhos estava fazendo algumas demosntrações. Mas o nosso preço era bem em conta, R$ 5,00 reais, e a proposta era do Danilo, que curte mais esse exercício e tem mais a manhã com caricatura. Acontece que no domingo o Danilo não pode ir e muitas das pessoas que vinham do parque estavam bastante interessadas nos desenhos e perguntavam a toda hora se o rapaz das caricaturas não iria chegar.

Eu e o Dola, ficavamos lá dando as resposas negativas. Teve um momento em que cansado de dar respostas negativas decidi que eu poderia atender aos pedidos. Comecei fazendo desenhos realistas, não propriamente caricaturas. Mas teve algumas versões em quadrinhos e até uma em Mangá, que gostei bastante de ter desenhado.

Apesar de ser um bom exercício de observação, não acho muito bacana fazer caricaturas pois é uma responsabilidade e chegou um momento onde a coisa estava virando uma linha de produção.

Mas havia um aspecto que eu não havia percebido que é o do contato humano. Muitas pessoas querem um registro além do fotográfico, alguns queriam uma versão um pouco diferente para eles mesmos, outros queriam mesmo era estar em contato com seu próprio desenho, ou obter um pouco de atenção e alguém que as olhasse. Vendo por esse lado, o trabalho de caricaturas foi recompensador, mesmo que meu desenho não esteja à altura das inúmeras necessidades daquelas pessoas, foi para mim uma honra e esse lado foi revelador e mostrou para mim que há algo mais do que simplesmente retratar as pessoas por grana.

Teve um desenho que ficou tão pouco profissional que nem cobrei, já era tarde. O Leandro é bom caricaturista para pegar traços marcantes das pessoas e entrou também na onda das caricaturas atendendo ao pessoal. Agradeço aqui a todos que nos escolheram para fazer os desenhos, grande abraço.


Fora isso, o domingo foi de bastante movimento, consegui ver algum pedaço de uma ou outra palestra, mas não tanto quanto gostaria. Tirei um tempo para ver a exposição de quadrinhistas franceses e a dos chineses e peguei o final da palestra de Benjamin da Xiao Pan (primeira figura). Achei os desenhos dele fantásticos e foi uma das melhores exposições do FIQ. Na exposição havia também vários outros artistas do chamado Manhua. Alguns usam nomes que nos parecem mais pseudônimos, como o Pocket-Chocolate da segunda e terceira imagens, talvez seja uma tática para escapar da censura da internet existente na China, usar nomes ocidentais e genéricos. Muitos deles são difíceis de se achar algo na internet.

No sábado apoveitei também para ver a exposição dos 70 anos do Batman, mas essa tive de conferir correndo. O Olavo tirou algumas fotos, colocarei aqui quando eu tiver acesso.

Um comentário:

I'm a Rock disse...

Por algum motivo o blogspot 'despublicou' esse post. Creio que o motivo provável tenha sido as imagens dos Coreanos que eu havia colocado aqui. Não sei se feri direito autoral, pois estou mencionando os autores e divulgando o trabalho. E publicando imagens que pareciam estar livres. De todo modo, é muito difícil saber quando uma imagem está protegida ou não. Segue a dica então para procurarem pelos autores aí de cima. Por via das dúvidas, fica agora o post sem imagens.