segunda-feira, janeiro 17, 2011

KILL BILL

Pois é, depois de semanas de luta com programas editores de video, o Linux salvou minha vida. Explico-me, há alguns meses comprei uma câmera-filmadora digital que grava em dvd e cartão de memória. A qualidade do DVD é melhor, por isso fiz várias gravações em dvd pensando que seria fácil passar para um formato do tipo, .avi, wma, mp4 ou qualqer um do tipo que usamos digitalmente e fica fácil de subir para o vimeo ou youtube, por exemplo.

Pois então, a transposição não era nada fácil, a necessidade é usar o windows movie maker para editar os vídeos gravados em dvds, mas o programa não aceita o formato em que estava gravado. O windows até tem um programinha livre para fazer esse serviço: o Windows Media Encoder, mas não há versão dele para windows 7, que uso agora, pelo menos não encontrei. Achei um encoder, que não é livre e parece de uso para transcrever as antigas fitas K7 NTSC. Bom, depois de um periplo por programinhas de windows vagabundos que diziam fazer a decodificação, mas que me passavam horas me enrolando, decidi
deixar o Bill Gates de lado.

Há quatro anos tenho um laptop que roda no Linux Ubuntu, minha versão é até meio antiga, 8.10, mas para algumas coisas gosto muito do linux. Foi então que achei o programa OGMRip, ele consegue fazer o serviço, salva em .ogm, mas o mais difícil que é passar do dvd para um formato
digital com audio e video juntos ele faz...

Depois de quatro anos usando Linux (mesmo em uma de suas versões mais friendly que é o Ubuntu, com os dizeres "linux for Human Beings"), sei reconhecer bastante os defeitos do Linux para um usuário comum e não programador como eu. Então hoje em dia uso mais os dois sistemas operaci
onais, tentando aproveitar o que cada um tem de bom. Faço aqui uma lista de vantagens e desvantagens na minha percepção:

VANTAGENS DO LINUX:

1. Existem vários sistemas operacionais que rodam no chamado código básico Linux. Eu uso o ubuntu, mas vários outros são também confiáveis como o Debian e o Fedora são alguns mais populares.

2. Geralmente o sistema é de fato mais leve e dá menos cracks, aqueles erros de sistema operacionais que requerem boot. Mas dá problema também... não é isento de falhas.

3. Ao meu ver a maior vantagem de se usar Linux é a ampla gama de aplicativos que se tem à disposição, esses operacionais viram um campo de teste para programadores de sistema e desenvolvedores de softwares, ou seja, é alta a chance de alguém ter desenvolvido em algum canto do planeta um programa que você esteja precisando. Então é bem grande a gama de programas legais e livres (de graça), que você pode encontrar nesse sistema.

4. Um dos programas que descobri e que mais faço uso é o freeware editor de imagens GIMP. Um excelente editor de imagens, semelhante ao Photoshop (C) da Adobe. Comecei a usar o GIMP pois precisava de um editor de imagens no Ubuntu, (dá pra instalar o Photoshop no Ubuntu, com um certo trauma, mas dá). Aí comecei a usar o GIMP, que até já falei uma vez aqui no blog. Já tive traumas, o GIMP já travou e perdi boa parte do trabalho, lutei para fazer os patterns configurar os brushes e tudo mais, é de fato um pouco mais difícil que no photoshop. Mas hoje em dia já manjo do programa, gosto e recomendo, tanto que tentei voltar ao photoshop há algum tempo e não consegui. E cá entre nós, entre os meus amigos desenhistas e ilustradores, a grande maioria das pessoas que usa photoshop em casa usa um programa pirata, o que é ilegal. Isso deve valer para uma considerável parcela dos profissionais da área. Sei que o original é caro, que os softwares no Brasil podem e deveriam ser mais acessíveis, mas pra quê incorrer na opção de piratear quando há uma opção livre em que vc pode até ajudar a desenvolver?

5. Existem então vários outros exemplos como o de cima. Uma coisa legal é que os operacionais estão mais fáceis, agora raramente vc irá precisar recorrer às linhas de comando. Mas não se engane, em alguns casos vai precisar. Mas um outro exemplo legal, muitos dos efeitos de imagem "afrescalhados" que apareceram agora no windows Vista e 7, pastinhas com miniaturas das imagens, efeitos fade away, pop-ups para fotos e uma série de efeitos visuais, foram testados antes como pequenos add-on no Linux.

6. Livre-se dos malditos Vírus. Linux é livre de vírus, isso se deve em parte devido sua pequena difusão. Existem alguns raros vírus que se infiltram no Linux, mas são raros mesmo. Isso porque o Linux requer a permissão do administrador sempre ao instalar um programa na raiz (coisa que windows tenta controlar um pouco desde o XP). Além disso, no linux eu consigo ver muitos dos virus que ficam ocultos no Linux. Esses virus de pendrive que se tornaram uma praga, e os anti-virus xerebentos (todo anti-vírus é por definição xerebento) não conseguiam captar, no Linux eles aparecem todos, muitas vezes a ação de tirá-los é tão simples quanto deletar a pasta incoveniente.

7. Entrar na net não está nada difícil. O GNOME faz isso quase tão facilmente quanto o Windows. Detecta wireless e etc...

Agora vamos às...

DESVANTAGENS DO LINUX:

1. A principal desvantagem do Linux é compatibilidade com os outros 96% da população servil do Windows. Ou seja, você e seus arquivos vão ter que conversar com esses caras. Não dá pra mudar todo mundo, fica quase igual àquele ditado: "Se não pode vencê-los, junte-se a eles". Pois então, deverá ficar atento para sempre passar arquivos em formato que um usuário de windows possa abrir. Até hoje sofro com apresentações, faço muitas delas, e passar do Linux para o PC é traumático. O jeito é talvez partir para algo mais complicado como os editores LaTex, mas se você quer que um simples usuário aprenda Latex, desista, é melhor ficar com o windows mesmo.

2. As vezes, você precisa de um programa que não tem binário de instalação no Linux, ou que não roda satisfatoriamente. É isso acontece bastante principalmente para jogos de PC, que são desenvolvidos mais para o outro sistema operacional. Usuários de Linux as vezes são forçados a deixar o seu lado lúdico de lado, ou então se contentar com uma infinidade de jogos do tipo quebra-cabeças (8 bits é pedir demais), uma vida sem nenhum efeito gráfico grandioso. A CEDEGA é uma empresa que tenta quebrar o galho dos usuários que querem jogar jogos de PC e não abrem mão do sistema operacional Linux.

3. Outra desvantagem é conseqüência direta dos freewares, alguns dos programas são desenvolvidos por estagiários do mundo da computação, sem fins lucrativos, para fins de aprendizado e etc... Então não há nenhuma garantia de que seu programa será atualizado, as vezes não existe nem o help, ou é muito fraco. São poucos os bons desenvolvedores que se dedicam integralmente a causa dos softwares livres (eles também tem que sustentar as crianças), então prepare-se para buscar a solução na internet. Pra quem é programador, os códigos são abertos e então fica mais fácil completar programas com bugs, ou se inteirar nas comunidades para isso. Mas para o usuário comum isso vira trauma.

4. Os momentos mais traumáticos de um usuário Linux são na 'instalação' e correção de "cracks". Uma dica: o "CTRL + ALT +DEL" do Ubuntu é "CTRL + ALT +F4". Se não tiver binário para instalar o programa que você quer, ou o wine emulator não der conta. Você precisará ir para o prompt. Na maioria das vezes não é traumático. Tem que conhecer o básicão da linguagem bash. O "apt -get" Vai resolver sua vida muitas vezes. O chato é resolver problema, aí meu amigo, é digitar o seu problema na net, ver se alguém passou por algo parecido, interpretar, vê se está inteligível para o usuário comum, e se ninguém tiver relatado o seu programa vc vai ter de recorrer aos "universitários", programadores seniors, geralmente os caras são muito prestativos, mas na maioria dos casos você não tem todo o tempo do mundo. Nesses casos volte ao PC.

CONCLUSÃO:

Bom, esse é meu ponto de vista, destaco 7 vantagens contra 4 desvantagens. As vantagens saem ganhando, no entanto, compreendo que algumas dessas desvantagens são suficientes para deixar bastante gente de fora do Linux World, e depois de ter sofrido um tanto com um e outro problema "linuxiano", hoje acho que os dois sistemas podem ser complementares. Muita gente gosta de usar os dois em um mesmo computador, basta particionar os drives e colocar uma escolha na hora de fazer o boot. Há uns tutoriais no youtube para fazer isso. No meu caso, eu uso um laptop Linux e geralmente meus computadores de mesa estão em Windows. Acho bom usar os dois, afinal de contas o Linux salvou meu dia hoje.

Nenhum comentário: