sexta-feira, outubro 19, 2007

4° Dia do Festival Internacional de Quadrinhos de BH

Essa sexta feira choveu forte o que deu uma amenizada no calor, mas não de forma suficiente para baixar a temperatura do Festival e de BH que está muito quente. Nessa sexta decidi pegar mais leve, nem tentei vender nenhuma revista. Tirei o tempo para olhar os painéis da exposição. Começando pela entrada, uma dica interessante para quem curte quadrinhos e educação ou como usar os quadrinhos para educar é o persongem Mendelévio de João Marcos Mendonça que esse ano ganhou o troféu HQ mix. Há uma exposição com cartunistas de BH onde vc caminha sobre o mapa da cidade visitando pontos da cidade. Entre os nomes podemos encontrar Mário Vale, Duke, Chantal.

No final, ao lado do stand da Casa dos Quadrinhos, havia a exposição do Japão, com películas de animes e desenhos de vários autores japas. Quanto as mesas e apresentações, foi interessante assistir a mesa sobre a atual produção de Mangás com a desenhista Kan Takahama ao lado da Sonia Luyten. Para um pequeno resumo do trabalho da Kan veja esse site.





A desenhista falou das novas editoras, trabalho técnicas etc. A Sonia falou de novas tendências no mercado de quadrinhos japonês. Depois dessa mesa, houve a sessão com o Benoît Sokal sobre o qual eu já falei. Sokal apresentou rapidamente os seus desenhos em quadrinhos e a relação que eles possuem com o novo trabalho que ele está realizando agora, que é o jogo de Video Game Syberia. Sokal parecia querer justificar a importância de saber bem construção de roteiro e personagem, assim como era muito vasto o mundo de possibilidades do video-game já que a pessoa age no papel do personagem e não apenas assiste. Mesmo assim sua palestra soou algo decepcionate para quem admira seus desenhos em BD. Foi 80% falando dos vídeos e sobre o que há no jogo. Interessante de todo modo, mas não pude ficar para as perguntas finais, tive de dar aula.

De dicas de quadrinhos desse dia tenho o lançamento do Estórias Gerais escrito pelo roteirista Wellington Srbek. Eu comprei. Meu irmão, que não lê quadrinhos, começou a ler e elogiou bastante esse trabalho. Uma dica muito válida. Para os que quiserem saber mais sobre a obra prima do Srbek e do "falecido mestre" Flávio Colin, confira aqui no site da Conrad. Como era de se esperar o movimento foi maior hoje. Leandro vendeu algumas revistas e distribuiu outras. Eu vendi apenas uma.

Um comentário:

Lia_Lioca disse...

Amor sei que estou atrasada mesmo, mas quero saber quando vai ter outro festival de quadrinhos em BH e vejo aqui e fiquei curiosa em querer ir. Onde será e quando?
E se der vou sim. Ok?
Me avisa com antecedencia para eu me preparar com calma ok?
1000 beijos.